Nomeação Diplomática Reforça Relações Internacionais de Portugal
- O Decreto do Presidente da República n.º 53/2024, datado de 17 de junho de 2024, é um documento oficial publicado no Diário da República de Portugal.
- Este decreto oficializa a nomeação do ministro plenipotenciário de 1.ª classe José Rui Baptista Borges Velez Caroço como Embaixador de Portugal não residente na República da Macedónia do Norte.
- A publicação foi assinada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e referendada pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, bem como pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Arturs dos Santos de Castro de Campos Rangel.
- Este ato representa a continuação e o reforço das relações diplomáticas entre Portugal e a Macedónia do Norte, demonstrando o compromisso de Portugal em manter uma presença ativa e construtiva nas relações exteriores.
Explica-me como se eu fosse muito Leygo™
Imagine que Portugal é uma grande equipa de futebol que participa em vários campeonatos internacionais. O Decreto do Presidente da República n.º 53/2024 é como se tivéssemos escolhido o nosso melhor jogador para representar a nossa equipa num jogo importante fora de casa, na Macedónia do Norte. Ainda que a maioria dos apoiantes - os cidadãos comuns - não vislumbre o impacto direto no seu dia a dia, esta escolha estratégica pode conduzir a vitórias que beneficiem todo o país – tal como relações comerciais melhoradas e maior segurança diplomática. É uma manobra nos bastidores, mas essencial para que Portugal continue a participar (e a ganhar) nos grandes campeonatos do mundo.