Leygos

Uma plataforma online para facilitar a compreensão de documentos legais publicados no Diário da República.


Em vez de lidar com a complexidade habitual desses textos, o Leygos simplifica-os. Saber mais...

Igualdade no trabalho: lutando contra a disparidade salarial de género

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira aprovou uma resolução que visa combater a disparidade salarial de género, uma questão de grande importância não só para a região mas para Portugal como um todo. A Resolução n.º 9/2024/M oferece uma visão detalhada das diferenças salariais entre homens e mulheres e propõe medidas concretas para abordar esta questão.

Destaques do documento incluem:

Esta resolução reflete um compromisso profundo com a promoção da igualdade de género e a eliminação das diferenças de remuneração entre homens e mulheres. Representa um passo importante na luta pelo equilíbrio e justiça no mercado de trabalho, sendo um exemplo a seguir não só na Madeira ou em Portugal, mas igualmente em toda a Europa.

Explica-me como se eu fosse muito Leygo™

Imagine-se caminhando em uma trilha onde inicialmente homens e mulheres partem de pontos diferentes, com homens tendo uma vantagem clara na linha de partida. A Resolução n.º 9/2024/M age como um esforço para ajustar essa trilha, criando pontes e atalhos que trazem a mulher para mais próximo do homem, garantindo que ambos possam caminhar lado a lado, com a mesma oportunidade de alcançar os seus objetivos. Para o cidadão comum em Portugal, isto significa um passo em direção a um ambiente de trabalho mais justo, onde o género não determina o seu salário, mas sim a competência e o esforço. Este documento representa um alinhamento dos caminhos, garantindo que todos possam competir e cooperar em igualdade de circunstâncias, elevando não só a moral das trabalhadoras, mas contribuindo para uma sociedade mais equitativa.

Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 9/2024/M